O setor de aviação é regido por vários órgãos, onde cada um se responsabiliza por uma área específica, essas partes atuantes em particular, formam um quadro geral que torna possível a liberação necessária para atuar no segmento de forma segura, para passageiros, pilotos, helicópteros, corpo de funcionários e toda a infraestrutura de heliponto que envolve a seguridade da atividade proposta. A segurança de toda a área é imprescindível para a operação de voos. E essa segurança é garantida através de projetos bem elaborados e a disposição correta de todos os itens exigidos: sinalização, placas de aviso, e equipamento contra incêndio, como extintor para helipontos e afins.
A palavra segurança é o pilar em todas as normas técnicas regidas pelos órgãos envolvidos. E por mais simples e inofensivo que pareça à primeira vista, a qualidade tanto dos equipamentos usados no momento da implantação de heliponto, quanto a execução do serviço em si, são fatores cruciais para a ausência de possíveis acidentes, como incêndios. Portanto, em todos os helipontos devem ser colocados cartazes contendo aviso de segurança, com vistas a evitar acidentes com pessoas que transitem a aŕea da pista de pouso, como em seus arredores.
De acordo com a Instrução Técnica 31/2011, para helipontos que estejam situados fora da jurisdição de um aeroporto, a proteção contra incêndio deve ser considerada sob três aspectos: prevenção contra incêndios em helipontos a nível de solo; prevenção contra incêndio em helipontos elevados; e medidas para extinção de incêndio e de salvamento em acidentes ocorridos em helipontos elevados. No anexo A, na tabela de dimensionamento de extintores em helipontos é classificado por tipo de heliponto, em capacidade em Kg, a quantidade de extintores e respectivas capacidades extintoras. Em helipontos localizados a nível de solo, com até 4,500 Kg, a Instrução Técnica 31/2011 estabelece a quantidade de 4 extintores de pó B:C de 20-B:C cada um, por exemplo.
A BR Helipontos dispõe de todos os modelos especificados por essa Instrução Técnica, que estabelece os requisitos básicos necessários para segurança contra incêndio de helipontos e heliportos, seguindo todas as normas e regulamentação afim, do Ministério da Aeronáutica. Além dos demais produtos e materiais aeronáuticos para construção, implantação e reforma de heliponto.
Palavras-chave: infraestrutura de heliponto, extintor para helipontos, implantação de heliponto, materiais aeronáuticos, reforma de heliponto.
Fonte: http://www.cbm.pi.gov.br/download/201404/CBM16_8062f11ed0.pdf